Notícias

Arbitragem em alta para o retorno do futsal gaúcho

01/09/2020

Se a comunidade do futsal gaúcho está toda em contagem regressiva para a retomada da Liga Gaúcha Sicoob de Futsal no próximo dia 10 de setembro, com a arbitragem não é diferente. A partir da próxima sexta, dia 4, o quadro de 254 árbitros da Liga inicia a sua pré-temporada.

"Serão duas etapas, todas virtuais, nas quais o nosso quadro será atualizado desde as adequações das regras feitas pel FIFA neste ano, até as atualizações do sistema Gioco, que é usado em questões como as súmulas", explica o diretor de arbitragem da Liga Gaúcha, Luis Fernando Feijó.

A primeira etapa do curso, dividida em quatro turmas, vai até a próxima terça, dia 8, e incluirá árbitros, anotadores/cronometristas e representantes de quadra, com aulas ministradas pelo Departamento de Arbitragem e pelos integrantes da Escola de Arbitragem da Liga. Todas as aulas serão transmitidas pela plataforma Google Meet.

Outras duas datas serão definidas para a segunda etapa da pré-temporada.

Mas o bom momento da Escola de Arbitragem da Liga Gaúcha Sicoob de Futsal não se limita ao desenvolvimento da própria categoria. Neste mês, o árbitro Peter Maia palestrou para os atletas da ACBF e do BGF, de Bento Gonçalves. Na pauta, estavam as emendas às regras do futsal adotadas neste ano no Brasil.

"Foram convites para duas conversas muito produtivas. Apresentei um material mais explicativo e simples para facilitar o entendimento dos atletas e comissões técnicas. Foi uma oportunidade para que eles tirassem dúvidas. O importante é que todos estejam bem instruídos das adaptações já adotadas nesta retomada dos jogos", diz Maia.

De acordo Luis Fernando Feijó, a experiência de Peter Maia abre o caminho para mais uma importante interação com os clubes do futsal gaúcho. 

"O departamento de arbitragem está sempre aberto aos clubes e aos convites que surgirem para esta troca de experiências. Desta forma, todos crescem", aponta.

Notícias Relacionadas

PATROCINADOR

LEI DE INCENTIVO
PARCEIROS

Criada em 2017 pelos principais clubes de Futsal do estado, a Liga Gaúcha surgiu com o objetivo de gerenciar a Elite do Futsal Gaúcho.