Notícias

GAUCHÃO SICREDI

GAUCHÃO SICREDI FEMININO INICIA NESTE FINAL DE SEMANA

Com a participação de oito clubes e a força da KTO apoiando a competição, vem o Gauchão Feminino 2023

16/06/2023

Neste final de semana, a Liga Gaúcha de Futsal dará início à temporada de 2023 do Gauchão de Futsal Feminino. A competição deste ano conta com a inscrição de oito equipes de praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul. Conforme o regulamento da competição, a primeira fase será disputada em turno único, com todas as equipes se enfrentando, para definir a classificação que formatará os confrontos das quartas de final, onde serão disputados jogos de ida e volta, até a definição da campeã da competição.

Conforme o presidente da Liga Gaúcha de Futsal, Nelson Bavier, “o Futsal Feminino é de extrema importância, entendemos e respeitamos que o esporte precisa de apoio e de ser tratado de forma profissional”.

Diante da busca pelo fomento pela disputa da competição, o presidente afirma estar “muito feliz que a Liga não abriu mão da forma como ela enxerga o Futsal Feminino, não tratando com amadorismo”. A partir desta postura, Nelson Bavier destacou a atuação da equipe da entidade, especialmente através do Departamento de Marketing, que viabilizou a presença de um importante parceiro para auxiliar na manutenção das equipes do Gauchão Sicredi Feminino. “A parceria com a KTO contribui para proporcionar um certame com equipes qualificadas e com uma ideia bem definida daquilo que acreditamos para o Futsal Feminino”, finalizou.

Esta parceria com a KTO, intermediada pela LGF e presente em todas as equipes participantes da competição, se apresenta como um dos grandes diferenciais na estruturação do Gauchão Feminino de Futsal. Dessa forma, todas as equipes participantes receberão um investimento mensal através da empresa de apostas esportivas, investimento este que servirá para financiamento de despesas dos clubes ao longo da disputa da competição.

A primeira rodada do Gauchão de Futsal Sicredi Feminino está agendada para este sábado, dia 17, com a previsão de dois jogos a serem disputados. No ano passado, a Celemaster, de Uruguaiana, foi a campeã, ao superar a Malgi, de Pelotas, na decisão. Para André Malfussi, técnico campeão em 2022, será uma temporada equilibrada, em função da preparação das equipes. “Estamos treinando e nos preparando muito para defender o título, sabemos que têm várias equipes fortes que treinam e se esforçam muito em busca deste título, o que nos faz treinar mais ainda para manter ele aqui na fronteira”. O treinador ainda destacou a reformulação da sua equipe para esta temporada. “Estamos com a equipe mais jovem da história da Celemaster e isso nos motiva e seguir vencendo”.

O técnico da Malgi, Maurício Giusti, enalteceu o trabalho que a sua equipe vem realizando para fomentar que novos projetos surjam com a proposta de proporcionar a profissionalização das atletas, assim como é sua proposta. Maurício ressaltou que a atuação da Liga Gaúcha vem colaborando para isso, com a busca por um calendário preenchido, lembrando das disputas da Taça Farroupilha e Supertaça Farroupilha Feminina, e agora com o Gauchão de Futsal Feminino “entregando o que a modalidade merece, com um nível de organização e profissionalismo proporcionado pela entidade com jogos oficiais, eventos por todo o estado, proporcionando uma maior visibilidade da modalidade e do produto”.

Entre as equipes participantes da competição, boa parte delas conseguiu realizar um trabalho preparatório para a disputa. Segundo o técnico do Palestra, da cidade de Erechim, Luis Helfenstein, “os treinos físicos, técnicos e táticos, são realizados quatro vezes por semana, com o objetivo de chegar bem na fase de playoffs”. Luis ressaltou que o time é formado “por 15 atletas, boa parte das meninas com idade de Sub 20. Nosso propósito é de evoluir a cada jogo, para que o time possa amadurecer durante a competição”.

O técnico da ACBF, de Carlos Barbosa, confirmou que o time já vem treinando desde o mês de março, inclusive disputando jogos amistosos e torneios de integração. Segundo Rafael Machado da Cunha, “houveram bastante mudanças da temporada passada, várias atletas novas compondo o plantel”. Ele confirmou ainda que “o clube oferece uma bolsa-atleta que ajuda a custear as despesas de cada uma delas, além de oferecer toda a estrutura funcional e de logística que também está à disposição do time masculino que joga o Gauchão de Futsal e a Liga Nacional de Futsal”.

Outra equipe participante será a AFC Casablanca, da cidade de Bom Princípio, que disputará o Gauchão Feminino pela segunda vez. O time é comandado por Djonifer Artus, que acredita ter uma equipe melhor preparada para esta temporada. “Nossas gurias evoluíram. Nosso grupo é todo da região, com boa parte das meninas entre 16 e 20 anos”, destacou Djonifer. Segundo ele, ainda é necessário um trabalho de muita dedicação para a manutenção do projeto, que não remunera as atletas. Porém, o comandante do time de Bom Princípio enfatiza a mobilização por mais apoio à categoria: “A KTO foi uma grande parceira, com esse apoio ajudaremos a dar uma qualidade melhor para nossas atletas, podendo fornecer alguma alimentação e hospedagem caso necessário”, para concluir, ainda lembrou do apoio do Poder Público, que através da prefeitura “ajuda com o transporte, arbitragem e material de jogo, além de ambulância”.

O Gauchão Feminino 2023 marca o retorno de um tradicional clube do Futsal Gaúcho, a Afusca. O treinador da equipe de Cachoeirinha, Igor Mesquita, destacou satisfação por estar participando da retomada da Afusca: "Estamos nos preparando e muito felizes por esse momento de retorno da Afusca, após um longo hiato das disputas estaduais. O empenho é para representar de forma digna a equipe neste grande Gauchão Feminino".

Completam o esquadrão do Gauchão de Futsal Feminino Sicredi duas equipes que disputaram a Taça Farroupilha Feminino dos Vales: Legendárias e Santa Cruz Futsal. Na semana passada, o Legendárias faturou o título da competição, em Rio Pardo, ao vencer a Teutônia Futsal na final. 

A equipe das Legendárias é comandada pela treinadora Monique Bitencourt que também é fundadora do clube."O objetivo sempre foi ter uma equipe competitiva, além de formar atletas, o que há algum tempo já é possível para o clube, buscamos melhorias todos os dias, ainda temos um longo caminho para condições melhores, hoje o clube se mantém através de patrocínios, apoio municipal, programa de sócios e eventos realizados todos os meses.” - Destacou Monique.

Além da equipe adulta feminina de futsal, o clube Legendárias tem um projeto social ativo denominado “A Gente Joga Junto” em que atende mais de 200 participantes de forma gratuita, sendo do público feminino e masculino entre as idades de 07 a 23 anos.

Monique também ressalta a importância do apoio da Liga Gaúcha e KTO: "Esse apoio é um divisor de águas no Futsal Feminino do estado, permitindo que as equipes tenham mais estrutura para competição e isto é um grande avanço para o naipe. O que posso dizer é que o Futsal Feminino hoje é uma realidade, esperamos que com a atitude que a Liga Gaúcha e a KTO tiveram, inspire mais empresas e entidades a fazerem o mesmo, afinal se as equipes femininas crescerem o Futsal Feminino cresce.” - Finalizou a Treinadora e fundadora das Legendárias Monique Bitencourt.

A previsão é que que os jogos do Gauchão de Futsal Feminino se estendam até o final do ano, quando acontecerá a grande final da competição. Todas as informações sobre as equipes participantes, tabela de jogos e de classificação estão disponíveis no site oficial da Liga Gaúcha de Futsal.

Assessoria de Imprensa LGF em colaboração com X1 Futsal - Luciano Andrade

- Liga Gaúcha de Futsal -
Acredite na Evolução

Notícias Relacionadas

PATROCINADOR

LEI DE INCENTIVO
PARCEIROS

Criada em 2017 pelos principais clubes de Futsal do estado, a Liga Gaúcha surgiu com o objetivo de gerenciar a Elite do Futsal Gaúcho.