SOBRE A LGF

A Liga Gaúcha de Futsal foi criada com a transparência e a organização na gestão do futsal gaúcho como suas marcas. Por iniciativa dos principais clubes do Rio Grande do Sul, a entidade surgiu com o primeiro objetivo de fortalecer a principal competição profissional do estado.

Em seu primeiro ano, a LGF organizou a principal competição do Estado com 12 clubes. Quatro anos depois, já somos 151 clubes filiados, com as organizações de cinco competições adultas e seis competições nas categorias de base, consolidando a Liga como a principal entidade organizadora do futsal gaúcho.

E a evolução foi muito além do esporte dentro da quadra. Desde a sua origem, a LGF sempre trabalhou para transformar a relação do futsal com as comunidades, administrações públicas e empresas das comunidades em que estamos inseridos e garantir a sustentabilidade da modalidade. Não à toa, nos últimos quatro anos a gestão tem encerrado as temporadas com superávit.

Com este intuito, em 2020 a entidade inovou, consolidando pela primeira vez as competições estaduais como uma marca, com a comercialização do naming right próprio. Também em 2020, a LGF publicou um inédito estudo que demonstra o impacto econômico do futsal no Rio Grande do Sul. Números reveladores, que mostraram a presença do futsal, com a LGF, em 113 municípios do Rio Grande do Sul e a movimentação de pelo menos R$ 30 milhões anuais na economia gaúcha